Wushu Moderno

WUSHU MODERNO é um esporte tradicional chinês, uma herança cultural muito preciosa, e que possui uma longa história.  O desenvolvimento do wushu está baseado em sequências de movimentos preestabelecidos (rotinas), nas quais são utilizadas todas as partes do corpo em conjunto e de forma harmoniosa. Seus movimentos incluem deslocamentos e esquivas, saltos e movimentos de mãos e pernas.

Existem, dentro do wushu, rotinas nas quais o praticante utiliza armas chinesas e existem também as rotinas executadas com as mãos livres, isto é, aquelas nas quais não são as noções de distância e orientação e prover o atleta de um melhor nível de utilizadas armas. O trabalho de rotinas aumenta a elasticidade e o equilíbrio corporal, além de aperfeiçoar coordenação motora, uma vez que nenhuma parte do corpo é negligenciada nesta forma de
trabalho.

 

Wushu nas Olimpíadas

Em 1936, nas olimpíadas de Berlim, a China enviou uma equipe de atletas de Wushu para fazer uma apresentação, foram aplaudidos por pessoas de muitos Países. Em 1990, a Associação Chinesa de Wushu definiu a meta de “propagar essa arte e aumentar a população de praticantes, e desde então esta modalidade começou a ser expandir para fora do País e se espalhar pelo mundo.

Desde 1996, a Associação Chinesa de Wushu tem feito planejamentos e trabalhado muito para organizar a entrada do Wushu nas Olímpiadas. Até o ano de 2000 a Federação Mundial de Wushu já possuía mais de 80 Países filiados, tudo isso devido a grande aceitação dessa modalidade.
Com a nalidade de desenvolver uma estrutura que permitisse ao Wushu alcançar o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional e vir a modalidade se tornar um esporte olímpico, a Chinese Wushu Research Institute (Instituto de Pesquisas de Wushu Chinês) trabalharam no sentido de desenvolver a padronização das rotinas de competição, que foi posteriormente denominadas de Rotinas Compulsórias de Competição. Isto significa que toda competição oficial de Rotinas de Wushu deverá seguir compulsoriamente os padrões determinados.

Rotinas Compulsórias de Wushu Moderno

1. Changquan (Punho Longo)
2. Nanquan (Punho do Sul)
3. Daoshu (Facão)
4. Nandao (Facão do Sul)
5. Chienshu (Espada)
6. Gunshu (Bastão)
7. Nangun (Bastão do Sul)
8. Chiangshu (Lança)
9. Taijiquan (Tai Chi Chuan)