Ranking Estadual de Atletas de Wushu

O Ranking é uma requisição constante da Secretaria Especial de Esporte na análise de pleitos de bolsas de custeio para atletas, além de ser um requisito fundamental para pleitos de financiamentos, tanto público quanto privado. A ferramenta comumente utilizada nas diversas modalidades esportivas é um marco para nossa modalidade, que contribui para a profissionalização do Wushu.

A construção desse modelo se deu mediante amplo debate. Essa ferramenta contribuirá para um processo seletivo mais objetivo e claro para os atletas que tanto se dedicam para integrar a Seleção Estadual de Wushu. Como ferramenta importante que é, ela estará em constante processo de melhoria para melhor aplicação à nossa realidade.

O ranking está dividido conforme modalidades e subdividido de acordo com suas respectivas divisões etárias e de gênero nas regras oficiais. Segue modelos similares para as distintas modalidades, com pequenas distinções de acordo com as características específicas de cada uma e agrega informações relevantes para que seja uma ferramenta de valiosa contribuição para fins de classificação.

Para eventos que não possuem uma competição dedicada a juniores em separado todas as categorias destinadas a atletas com 17 anos ou menos serão consideradas como tal.

Os atletas são classificados conforme a soma das pontuações conquistadas em eventos oficiais da FBWS, considerando-se as duas últimas edições do Campeonato Baiano. Cada categoria é pontuada somando-se as pontuações relativas estabelecidas na Tabela SD.1 para colocação obtida.

SANDA

O Ranking Estadual de Atletas de Wushu Sanda de divide em três classificações etárias: infantil (12 a 14 anos), juvenil (15 a 17 anos) e adulto (18 a 40 anos), ambos com separação entre feminino e masculino. Todas as categorias de peso serão classificadas conjuntamente.

Critérios de Pontuação
Os atletas são classificados conforme a soma das pontuações conquistadas em eventos oficiais da FBWS e CBKW, considerando-se as duas últimas edições de cada evento do calendário oficial.
Cada categoria é pontuada somando-se as pontuações relativas estabelecidas na Tabela SD.1 para colocação obtida e vitórias conquistadas. Em caso de empate a vantagem será do atleta com maior número de vitórias acumuladas.

SHUAIJIAOO

O Ranking Estadual de Atletas de Wushu Shuaijiao de divide em duas classificações etárias: juvenil (15 a 17 anos) e adulto (18 a 40 anos), ambos com separação entre feminino e masculino. Todas as categorias de peso serão classificadas conjuntamente.

Critérios de Pontuação
Os atletas são classificados conforme a soma das pontuações conquistadas em eventos oficiais da FBWS e CBKW, considerando-se as duas últimas edições de cada evento do calendário oficial.
Cada categoria é pontuada somando-se as pontuações relativas estabelecidas na Tabela SJ.1 para colocação obtida e vitórias conquistadas. Em caso de empate a vantagem será do atleta com maior número de vitórias acumuladas.

TAOLU ESPORTIVO

O Ranking Estadual de Atletas de Wushu Taolu Esportivo se divide em quatro classificações etárias: grupo C (6 a 11 anos), grupo B (12 a 14 anos), grupo A (15 a 17 anos) e opcional (15 anos em diante), todos com separação entre feminino e masculino.

Critérios de Pontuação
A classificação dos atletas se dará por dois critérios: pontuação e índice técnico mínimo. Índice técnico se refere a nota final obtida em competição. A pontuação total do atleta será a soma das pontuações obtidas em todos os eventos oficiais da FBWS e CBKW, considerando-se as duas últimas edições de cada evento do calendário oficial. A pontuação em cada evento é composta pela soma de suas pontuações. Cada categoria é pontuada somando-se as pontuações relativas estabelecidas na Tabela TE.1 para colocação obtida e índice técnico obtido. O melhor índice técnico obtido em todas as competições será considerado para desempate. Os atletas serão ranqueados separadamente nas distintas divisões de idade.

TAOLU TRADICIONAL

O Ranking Nacional de Atletas de Wushu Taolu Tradicional de divide em quatro classificações etárias: infantil (até 13 anos), juvenil (14 a 17 anos), adulto (18 a 39 anos) e sênior (40 anos em diante), todos com separação entre feminino e masculino.

Critérios de Pontuação
A classificação dos atletas se dará por dois critérios: pontuação e índice técnico mínimo. Índice técnico se refere a nota final obtida em competição. A pontuação total do atleta será a soma das pontuações obtidas em todos os eventos oficiais da FBWS e CBKW, considerando-se as duas últimas edições de cada evento do calendário oficial. A pontuação em cada evento é composta pela soma de sua pontuação. Cada categoria é pontuada somando-se as pontuações relativas estabelecidas na Tabela TT.1 para
colocação obtida e índice técnico obtido. O melhor índice técnico obtido em todas as competições será considerado para desempate. Os atletas serão ranqueados separadamente nas distintas divisões de idade.

MÉTODOS DE ATUALIZAÇÃO

Após cada competição do calendário oficial a pontuação obtida pelos atletas será inserida em substituição a pontuação da edição mais antiga da mesma competição. Por exemplo, ao atualizar o ranking com a 3ª edição Campeonato Estadual ela substituirá a pontuação da 2ª edição. Após a última competição de uma temporada o Ranking será fechado como final do ano em questão e mantido no portal da FBWS para fins estatísticos e de registro da história da modalidade. Uma nova versão será criada para a temporada subsequente atualizando as faixas etárias para cada categoria na nova temporada, e esta seguirá o mesmo procedimento de atualização a cada competição até o encerramento das competições oficiais do ano.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Ranking estará sob constante análise da FBWS, e caso sejam identificadas possibilidades de melhorias para torna-lo mais acurado e justo para os atletas, estas opções serão estudadas. Caso sejam aprovadas poderão ser implementadas com as devidas justificativas nos momentos de alternâncias de temporada, a fim de não afetar o planejamento estratégico de cada atleta durante o curso de uma temporada.

Confira a classificação dos atletas na temporada.